Se você também é apaixonada pelo mundo dos acessórios, certamente já deve ter ouvido alguns mitos a respeito das semijoias.
Afinal, atualmente é possível encontrar lindos modelos de semijoias por aí, mas será que vale a pena investir neles? Existe o risco de perder dinheiro em uma peça que não vai durar?
Então, vamos falar um pouco sobre isso no artigo abaixo. Aproveite para ficar por dentro e comentar com as amigas!
Índice
1. Afinal, o que são semijoias?
2. Qual a diferença entre semijoia e bijuteria?
3. Quais peças podem ser consideradas como semijoias?
4. Mitos e verdades sobre semijoias
4.1 Peças folheadas e banhadas são a mesma coisa
4.2 Semijoias não duram
4.3 Semijoias e bijuterias são a mesma coisa
4.4 Todas as semijoias levam níquel em sua composição
Afinal, o que são semijoias?

Antes de falarmos sobre os mitos que envolvem as semijoias, vamos explicar o que elas são.
As semijoias nada mais são do que peças produzidas a partir de materiais que apresentam menos resistência quando comparados a materiais nobres.
Apesar de não trazerem pedras preciosas em suas composições, é bastante comum que apresentem pedras naturais, como quartzos, por exemplo.
Qual a diferença entre semijoia e bijuteria?

Portanto, diferente das bijuterias, as semijoias são banhadas em materiais que garantem prolongada durabilidade.
Ou seja, quando adquire uma semijoia, você está sim adquirindo um produto de qualidade e que tende a durar muito tempo!
As bijuterias, por sua vez, não passam por banho de material nobre, o que faz com que continuem apenas com o seu material de composição. Por isso, têm um brilho que dura menos.
Leia também: Como limpar bijuterias e semijoias para que durem mais tempo.
É importante ressaltar que existe uma infinidade de materiais dos quais as bijuterias podem ser feitas, como: courino, metal, nylon e arames, o que pode inclusive, causar até mesmo alergias, já que estarão em contato direto com a pele de quem as usa.
Quais peças podem ser consideradas como semijoias?

Se você já teve ou usou uma semijoia, com certeza sabe que a semelhança entre elas e as joias é muito grande. Isso porque as semijoias são peças delicadas, com acabamento impecável e durabilidade extraordinária.
Leia também: Como combinar acessórios prata e dourado juntos: aposte na tendência!
Além disso, como já citamos anteriormente, é muito comum que peças de semijoias levem em seu design pedras naturais, como zircônias e cristais naturais.
Ou seja, além de serem extremamente mais acessíveis (já que sua composição básica não contém materiais caros), elas ainda são lindas e super parecidas com as tão cobiçadas joias.
Mitos e verdades sobre semijoias
Peças folheadas e banhadas são a mesma coisa
Mito.
Os processos pelos quais essas peças passam são diferentes, mas no final o que realmente importa é a qualidade do material nobre usado.
Semijoias não duram
Mito.
Como passam por um banho em materiais nobres (ouro e prata), as semijoias possuem grande durabilidade, que pode ser estendida quando bem cuidadas.
Semijoias e bijuterias são a mesma coisa
Mito.
Como já explicamos anteriormente, bijuterias não levam o banho em materiais nobres.
Todas as semijoias levam níquel em sua composição
Mito.
Não são todas as peças que levam níquel, mas as que levam, desde que obedeçam aos padrões seguros deste componente, não oferecem nenhum risco à saúde.
Agora que você já sabe mais a respeito de semijoias: mitos e verdades, navegue em nosso site na categoria de semijoias que veja que peças deslumbrantes estão disponíveis para você! Lembre-se de acompanhar também nossas publicações no perfil @miss.aacessorios.